01/02/11

Prod gráfica luz /cor


PRODUÇÃO GRÁFICA – a mesma luz a mesma cor
Fontes de radiação eletromagnética

Uma boa iluminação é tão importante para um trabalho de impressão de alta qualidade como o tipo certo de papel ou tinta. Se a luz está errada, a cor será errada também. É necessário que todos os intervenientes trabalhem sob o mesmo padrão de luz.
Por isso, o American National Standards Institute (ANSI) adoptou um chamado padrão para um tipo de luz a ser utilizado para todas as cores de Avaliação da Qualidade e uniformidade de cor ao longo do trabalho de avaliação das artes gráficas e indústrias de impressão.
Resumidamente, a norma especifica uma fonte de luz fluorescente com uma temperatura de cor de 5000K com um CRI de 90 ou superior, e que prevê, no mínimo, 2200 lumens de um tubo de quatro pés.
As fontes de radiação electromagnética (REM) podem ser divididas em naturais (Sol, Terra, Radioactividade) e artificial (Radar, Laser, etc...).
Qualquer fonte de energia electromagnética é caracterizada pelo seu espectro de emissão, o qual pode ser contínuo ou distribuído em faixas discretas. O Sol, por exemplo, emite radiação distribuída continuamente numa faixa que vai dos raios-X até à região de microondas, embora, concentrado no intervalo de 0,35 um - 2,5 um.
Toda substância com temperatura superior à de zero absoluto (0 K ou -273o C) emitem radiação electromagnética, como resultado das suas oscilações atómicas e moleculares. Essa radiação emitida pode incidir sobre a superfície de outra substância podendo ser reflectida, absorvida ou transmitida. No caso da absorção, a energia é geralmente reemitida, normalmente com diferentes comprimentos de onda.

Na prática, os quatro processos: emissão, absorção, reflexão e transmissão ocorrem simultaneamente e as suas intensidades relativas caracterizam a substância em investigação. Dependendo das características físicas e químicas da mesma, aqueles quatro processos ocorrem com intensidades diferentes em diferentes regiões do espectro.

Algumas temperaturas típicas:

• Luz do dia: 5.000 / 6.500 K
• Sombra: 7.000 / 10.000 K
• Dia nublado: 6.000 / 8.000 K
• Lâmpada de Tungstênio: 2.500 / 3.500 K
• Lâmpada Fluorescente: 4.000 / 4.300 K
• Luz de Flash: 4.500 / 6.000 K


Sem comentários:

Enviar um comentário