03/02/11

C my ou rgb

CMYK ou RGB – pré impressão

 
Considerando que os monitores emitem luz, o papel impresso absorve ou reflecte comprimentos de onda específicos, os pigmentos cyan, magenta e amarelos actuam como filtros, subtraindo vários níveis de vermelho, verde e azul da luz branca para produzir uma gama de selectiva de cores espectrais.
Assim como os monitores, as tintas de impressão também produzem uma gama de cores que é apenas um subconjunto do espectro visível, embora a escala não seja o mesmo para ambos.

Por isso, a mesma imagem exibida num monitor de computador pode não corresponder à impressão em papel. Além disso, os processos de impressão como offset usam CMYK (cyan, magenta, amarelo e preto), e por noema os arquivos digitais devem ser convertidas para CMYK quando enviados para impressão.

Algumas gráficas preferem que os arquivos digitais sejam fornecidos no espaço de cores RGB com perfis ICC em anexo. As imagens podem então ser convertidos para o espaço de cores CMYK pelo software de imposição utilizando os perfis de conversão específicos e de acordo com os softwares do hardware, o que ajuda a melhorar o detalhe da imagem.



Dica: Falem com a gráfica antes de preparar o trabalho para a produção


Sem comentários:

Enviar um comentário