05/02/11

Daltonismo



Tipos de Daltonismo


As diferentes formas de daltonismo podem ser classificados de acordo com o tipo de cone afectadas e o grau de deficiência. Pessoas com cones típicos e de pigmentos sensíveis à luz, são capazes de ver cores diferentes, utilizando três tipos de pigmentos de cone (conhecido como L para comprimentos de onda longa, M para comprimentos de onda média e S para comprimentos de onda curta) com sensibilidade espectral diferente. Isso é chamado tricromacia.
Às vezes a visão é baseada em apenas dois tipos de pigmentos de cone. Isso é conhecido como dichromacy.
Uma deficiência leve de cor está presente quando um ou mais dos três pigmentos sensíveis a luz nos cones são atípicos e sua sensibilidade de pico é deslocado (tricromacia anómala). Isso pode variar de ser muito leve para quase tão grave como dichromacy.
O total daltonismo é muito raro, mas os efeitos são graves. L cone, cone -M, ou monocromacia S-cone descreve uma condição em que apenas um tipo de pigmento funções de cone, e, portanto, apenas uma única cor é percebida. Em acromatopsia, os cones dos pigmentos não funcionam. A Acromatopsia pode ser herdado ou a acromatopsia cerebral pode se desenvolver no cerebro. Os termos protan deutan, e tritan são usados para se referir à ausência de funções nos cones L ,M e S respectivamente.

Existe o plug-in que se chama Vischeck compatível for Adobe's Photoshop, Illustrator, JASC Paintshop Pro, and Macromedi, Fireworks, que nos permite simular os vários tipos de visão, de acordo com a respectiva deficiência de visão, do trabalho que estamos a produzir. Pode ser útil.

Fica aqui o endereço onde podem fazer o download do filtro e depois é só seguir as indicações.

http://www.filtermeister.com/


Sem comentários:

Enviar um comentário